Preciso saber desenhar ou pintar?

ARTETERAPIA

N Ã O

ABORDAGEM

Gestalt terapia

A Arteterapia é um processo terapêutico que usa a arte como linguagem. Não requer habilidades nem talentos prévios, aqui não fazemos imagens para serem vendidas ou admiradas, fazemos arte para nos descobrir e desvelar aquilo que sentimos.

Através da criação de imagens, símbolos ou podemos chamar também de arte – seja pelo desenho, pintura e até escultura – damos vazão a nossas ideias e pensamentos, materializamos desejos, identificamos sentimentos, temos insights, etc.

São atividades equilibradoras, trabalhadas com um propósito e frequência, facilitam a superação de estados emocionais como dor, depressão e ansiedade.

Por isso, não se preocupe - não precisa ter experiência com arte ou aptidão, o processo acontece naturalmente, e transforma-se dentro de você com muita naturalidade.

E o que é Gestalt terapia

Em Gestalt-Terapia, o sujeito é considerado um sistema aberto em constante interação criativa com o ambiente. Através das funções de contato, que envolvem a tomada de consciência e a resposta às informações do campo, ocorre a auto-regulação organísmica. Nesse contexto, a criatividade desempenha um papel fundamental, pois implica em conceber a realidade e dar uma resposta pessoal e autêntica. O processo criativo é alimentado pela awareness da complexidade da relação eu-ambiente e pela disposição em se abrir para o desconhecido e o novo. Ao estabelecer contato com o outro e com o diferente, ocorre uma oscilação contínua entre o eu e o outro, possibilitando o surgimento de novas concepções e a transformação da realidade. A criatividade, portanto, é uma forma de colocar algo novo no mundo e influenciar o ambiente ao nosso redor.

Para a Gestalt-Terapia, o instrumental do qual o indivíduo dispõe para ir ao encontro com a realidade, sentir, avaliar, selecionar e responder ao que está a sua volta são as funções de contato, sendo que todo contato é criativo, pois lida com o novo (Ciornai, 1994). Todo contato implica em mudança, e ao lidar com a realidade como tal, o indivíduo se depara invariavelmente com situações e contextos novos que invariavelmente implicam em uma nova concepção. Ciornai ressaltou durante a entrevista o quanto a palavra “contato” é essencial em Gestalt-Terapia. Segundo ela, ”o contato com o desconhecido, o aqui e agora das nossas relações, sempre trazem um ingrediente do novo, e nos permite vislumbrar outras dimensões”. Esta nova concepção tem a potência de gerar novidades em si e tem a potência de, a partir de ações, gerar novidades no ambiente. Podemos dizer, neste sentido, que a criatividade é uma concepção que em ato, diante da realidade dada, coloca algo de novo na realidade.

Quando ler contato:

*é a tomada de conhecimento de, e o lidar com, o outro, o não eu, o diferente, o estranho. [...] Não é o estado, mas uma atividade com um certo ritmo de tocar e deixar fluir. Fazemos contato ao aceitar e lidar com o outro e experenciar-nos ao agir assim. É uma oscilação continua entre o eu e o outro. (Laura Perls, apud Alvim, p. 62)

Materiais Expressivos

EXPERIÊNCIA

Aquarela

A aquarela é uma técnica muito relaxante. Por ser aquosa, ela permite uma expressão que combina a perda de controle, levando ao desbloqueio criativo. No uso terapêutico, a aquarela ajuda a abrir mão do controle e liberar o processo criativo, encorajando a ousadia e explorando outros meios. É um rico exercício sensorial.

Escrita criativa

A escrita criativa é uma produção de texto sem preocupação ortográfica, um poderoso desbloqueio criativo que gera palavras a partir de palavras, associações livres e jogos simbólicos. Uma ferramenta poderosa com múltiplos significados, auxiliada pelo arteterapeuta para autodescoberta, um processo criativo produtivo e a possibilidade de incorporar novas informações à consciência.

Argila

A experiência com argila é totalmente livre e profunda, ativando conteúdos do inconsciente. Sendo um material orgânico e vivo, sua textura unida e macia é altamente plástica e reversível, o que provoca associações e contato com memórias. Além disso, a atividade estimula a percepção e a coordenação motora, proporcionando um relaxamento e libertação de tensões.

Colagem

Colagens são uma ótima atividade para reconhecer desejos e sonhos que não temos coragem de expressar. Não requer nenhuma habilidade específica e oferece várias possibilidades de desdobramento. É uma atividade integradora e estruturada, sem contra indicação.

E MUITAS OUTRAS PRÁTICAS

Para quem se destina

ARTETERAPIA

Quem eu sou?

Sou Dani Galeazzo, uma profissional em constante transformação, com uma trajetória que atravessa as áreas de arte, comunicação e psicologia. Concluí minha formação em Arteterapia pelo Sedes Sapientiae e minha especialização em Terapia Transpessoal pela Unipaz, o que ampliou minha compreensão sobre o potencial da arte e da abordagem holística para o autoconhecimento e a resiliência.

Minha carreira começou no design e na comunicação, mas, ao longo do caminho, percebi minha verdadeira vocação: ajudar as pessoas a se expressarem de maneira autêntica e significativa. Esse direcionamento me levou à arteterapia, onde pude observar como a arte é capaz de expressar o que, muitas vezes, as palavras não conseguem, promovendo uma compreensão mais profunda e transformadora.

Como graduanda em Psicologia, trago um olhar ainda mais amplo e integrado para o meu trabalho como terapeuta, combinando essas experiências e conhecimentos para apoiar cada pessoa em processos de crescimento pessoal e transformação.

Atendo em meu ateliê em Pinheiros, um espaço dedicado à expressão e ao acolhimento, e também ofereço atendimentos online, facilitando o acesso para quem está distante. Acredito que o autoconhecimento é um caminho para remodelarmos nossas vidas de forma significativa. Explorando nossa essência, podemos não apenas transformar a nós mesmos, mas também influenciar o ambiente ao nosso redor, trazendo mais paz e harmonia. Para mim, a arte é uma poderosa aliada nesse processo, pois acalma, ressignifica e permite que emoções guardadas encontrem expressão e liberdade para novos começos.

Jean Pierre Klein nos conta, que a expressão artística alivia, mas a criação – e a criação continuada – transforma.

E é a partir deste ponto que convido a entrar no universo da arteterapia, que além de trazer os benefícios já mencionados é um grande pontenciador para a criatividade.